Não tenho experiência em carteira: posso fazer a aferição por competência?

experiência em carteira

A experiência em carteira pode te abrir inúmeras portas que você nem imaginava ser possível. Assim como conseguir uma certificação por competência sem ter que se submeter a cursos longos.

No entanto, se você já trabalha mesmo sem ter carteira assinada, também consegue o certificado comprovando experiência como prestador de serviços.

Para ter acesso a um certificado por competência, você precisa comprovar que já trabalhou com isso por pelo menos dois anos e ter mais de 18 anos de idade. A comprovação pode ser feita por carteira de trabalho ou por prestação de serviços.

Mas é muito importante lembrar que milhares de brasileiros trabalham sem carteira assinada, apenas com acordos informais com os seus patrões. Isso, sem dúvida, causa prejuízos ao seu futuro, pois dificilmente conseguirá se aposentar, já que não contribui com a Previdência.

Dessa maneira, com a obtenção do certificado, após a comprovação da experiência, mesmo que seja em um trabalho informal, lhe faz ter melhores chances de emprego. Assim, você pode pensar inclusive em ter um emprego com carteira assinada, que lhe dê mais garantias no futuro.

Por que optar pela certificação por competência?

Ao conquistar seu certificado por competência, o profissional pode realizar diversas funções, desde as educativas até as mais práticas. 

Sendo assim, o profissional habilitado pode trabalhar em diversas indústrias, mineradoras, consultórios, instituições de ensino, escritórios, hospitais, condomínios e supermercados.

A sua experiência em carteira pode abrir as portas para novas oportunidades. Uma vez que você tem o certificado comprovando suas habilidades, é dever do empregador aceitá-lo.

A certificação por competência tem os mesmos direitos e prerrogativas do profissional formado pelo sistema regular de ensino. 

A certificação, portanto, também é prevista no artigo 41 da Lei Federal nº 9394/96 (LDB) e normatizada pelo parecer CNE/CEB nº 40/2004.

Quais são as etapas da certificação com a experiência em carteira?

Você, como profissional, passa por uma breve entrevista para comprovar ter no mínimo 2 anos de experiência em carteira ou contrato de prestação de serviço realizado na área solicitada. 

Nesse momento, portanto, o profissional deve demonstrar nível de entendimento teórico e prático acerca do certificado pretendido. Além disso, se submete à análise da documentação pessoal, profissional e certificados de cursos realizados na área, bem como demais comprovações de saberes apresentados. Só assim, o candidato passa para a segunda etapa.

Você terá seus conhecimentos teóricos avaliados através de uma prova de múltipla escolha e deverá obter aproveitamento de, no mínimo, 50%.

Se for considerado apto nas etapas anteriores, sua documentação será encaminhada ao setor de certificação, onde será registrado. E todo o processo é rápido, porém criterioso. Você pode ter acesso a um certificado profissionalizante em tempo recorde e sem burocracia.

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre como conquistar o seu certificado por competência? Então, acesse o site para falar com uma de nossas analistas, pois elas estão prontas para atendê-lo e tirar todas as suas principais dúvidas. O certificado sai em menos de 15 dias úteis e você poderá ter melhores oportunidades no mercado de trabalho para serem acessadas. Portanto, invista em você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *