Sou um profissional experiente, mas não estudei. O que fazer?

Você é um profissional experiente? Já trabalhou mais de 2, 5 ou 10 anos numa única profissão? Então, você deve concordar que o conhecimento prático é muito importante. Mas isso, por si só, não atrai empregos bons. É preciso, portanto, usar a experiência a seu favor.

Primeiramente, vamos lembrar que muitas pessoas trabalharam anos como vendedores, porteiros, manicures, motoristas ou qualquer outro ofício, mas mesmo assim, quando vão fazer um currículo não têm o que colocar na “Formação Escolar”.

Se você está vivendo essa situação, esse artigo é para você.

Aprendi o meu ofício na prática. Como comprovar minhas habilidades de profissional experiente?

Se você já tem mais de 40, 50 anos, sabe que no passado as pessoas começavam a trabalhar muito cedo. Hoje em dia existe a cultura de que é preciso estudar primeiro, para depois ter uma profissão.

No entanto, nossos pais nos mandavam para o trabalho muito cedo. Portanto, há muitos trabalhadores brasileiros que iniciaram sua carreira aos 13, 14 anos.

Sendo assim, ficaram tão envolvidos na vida do trabalho que não se preocuparam em fazer um curso para tirar um certificado, muito menos um diploma de faculdade.

Na realidade, essas pessoas aprenderam seu ofício com um chefe ou um colega de trabalho mais experiente.

E, diga-se de passagem, sabem mais do que muitos novatos que estão saindo dos cursos técnicos e até faculdades, não é mesmo?

Mas existe uma maneira legal, reconhecida e oficial para você que está nessa situação possa comprovar que é um profissional experiente. Apresentamos nesse artigo a Certificação por Competência. Saiba mais nas próximas linhas.

Será que a Certificação por Competência é para mim?

Basicamente, a Certificação por Competência é um processo avaliativo. Esse processo, portanto, é feito em etapas:

  • análise documental;
  • comprovação de experiência profissional;
  • prova teórica de múltipla escolha sobre os seus conhecimentos.

Sendo assim, após passar nessas fases, você pode receber o diploma. Aqui no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) ele é feito de forma on-line. Assim, você não precisa sair da sua casa para ser um profissional certificado.

Portanto, a certificação é voltada para todo profissional experiente que não teve tempo ou condições de estudar para ter um certificado. Ou seja, você!

Legalidade

Só para acrescentar, a certificação é amparada no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96. Além disso, ela é autorizada nos conselhos de educação.

Mas é preciso que a instituição certificadora seja reconhecida nos órgãos de educação para que o certificado seja legal. No IBQP você não precisa se preocupar, pois estamos há anos nesse ramo e temos todos os reconhecimentos possíveis.

Para concluir este artigo, é bom lembrar que o profissional experiente é muito procurado pelas empresas. Afinal de contas, aquele antigo preconceito de idade, de que pessoas acima dos 40, 50 anos não conseguem emprego, já está caindo por terra.

Dessa maneira, se você deseja ter um certificado por competência para dar um novo rumo na sua carreira, ganhar mais e ter mais estabilidade financeira, veja como isso é possível com a ajuda do IBQP.

Então, acesse o nosso site mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *