Posso conseguir o certificado por competência profissional em qualquer área?

Você sabia que pode ter um certificado profissionalizante na área em que você atua? Estamos falando do certificado por competência profissional. Confira neste post quem pode ter direito a ele.

Desde 1996, quando o governo aprovou a Lei Federal 9.394/96, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o conhecimento adquirido no trabalho passou a ter mais valor.

Isso porque até então só podia ter um certificado para colocar no currículo aquelas pessoas que faziam um curso. Entretanto, para valorizar a experiência do trabalhador e dar a ele a chance de crescer profissionalmente, o governou criou a Certificação por Competência.

Posteriormente, em 2008, o Congresso atualizou a lei com a redação de uma nova norma, a Lei Federal 11.741. Portanto, desde então, os profissionais que estão no mercado de trabalho podem ter direito ao certificado.

O trabalhador pode obter a certificação em todos os casos?

Há apenas um porém na certificação por competência profissional. Ele diz respeito à área de atuação. Sendo assim, se a área exige uma faculdade não é possível obter a certificação.

Dessa maneira, para certas profissões, principalmente de nível analítico, deve-se tirar o diploma do ensino superior. Contudo, se a área de atuação é correlata a um curso profissionalizante, como de padeiro ou jardineiro, ou a um curso técnico, como Técnico em Enfermagem ou Informática, é possível obter o certificado por experiência profissional.

Veja mais alguns exemplos de áreas cobertas pela Certificação por Competência:

  • Auxiliar de Restaurante;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Encarregado de Cobrança;
  • Governanta.  

Como adquirir o certificado por competência profissional?

Escolas credenciadas e idôneas podem emitir o certificado por experiência profissional. Por isso, cuidado com anúncios na internet com certificados muito abaixo do preço de mercado ou em sites de segurança duvidosa.

O primeiro passo é fazer uma matrícula, lembrando que a Certificação por Competência não é um curso, e sim um processo de avaliação.

Depois disso, você passa por uma entrevista, envia a documentação necessária, comprova a sua experiência profissional de 2 anos ou mais na área pretendida e realiza uma avaliação.

Então, acompanhe o resumo do procedimento logo abaixo:

  • envio de documentos (RG, CPF e comprovante de residência);
  • análise da experiência profissional (documentos que comprovem sua experiência, como cópia da carteira de trabalho ou de um contrato de prestação de serviços);
  • prova teórica.

Dessa forma, após essas etapas forem cumpridas, você poderá receber o certificado. A duração do processo, portanto, é bastante rápida. Em menos de uma semana é possível estar com o certificado em mãos.

Em resumo, o certificado por competência profissional pode ser obtido em qualquer área, desde que não seja uma área equivalente a um curso superior.

Portanto, se você quer saber mais sobre o processo de certificação e já trabalha há mais de 2 anos numa profissão, aproveite para conhecer o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), responsável por emitir certificados profissionalizantes e técnicos. É só clicar aqui no site e falar com a equipe de atendimento.

2 Responses to “Posso conseguir o certificado por competência profissional em qualquer área?

  • paulo negrão cavalcante
    2 anos ago

    boa noite

    desejo informação sobre certificado por competencia na área da construção civil, pois trabalho já uns 40 anos nesta área com projetos e acompanhamentos de obra, fiz eng. civil até o 6 semestre e hoje vendo essa materia aqui na net quero saber como faço para obter esse certificado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *