O certificado por competência profissionalizante precisa ser renovado?

O certificado por competência profissionalizante é um meio de se valorizar no mercado de trabalho sem a necessidade de passar por um longo curso teórico. O melhor é que ele não precisa ser atualizado de tempos em tempos. Saiba mais neste artigo.

Em princípio, o certificado é vitalício, ou seja, vale pela vida inteira. A menos que haja raras exceções, como é o caso do certificado de algumas NRs (Normas Regulamentadoras), voltadas para quem trabalha em atividades de risco.

Dessa forma, o certificado por competência profissionalizante funciona do mesmo jeito de um certificado obtido por outras vias, como em um curso regular, quando você frequenta uma escola.

Como é possível tirar um certificado por competência profissionalizante?

Primeiramente, você deve procurar uma instituição de ensino. A maioria delas, ou seja, as que atuam na Certificação por Competência, é particular. Sendo assim, você precisa pagar todo o processo de avaliação.

Sendo assim, é bom deixar bem claro que a Certificação por Competência não é um curso, não é EaD (Ensino a Distância) ou a simples compra de um certificado.

Isso porque ela é amparada em lei (artigo 41 da Lei Federal 9.394/96). Nesse sentido ela segue etapas.

Primeiramente, você precisa se encaixar nos requisitos da certificação. Confira, portanto, quais são eles:

  • ser maior de idade;
  • ter concluído o ensino médio;
  • fazer e ser aprovado em um teste teórico;
  • comprovar pela carteira de trabalho ou pelo contrato de trabalho como autônomo que tem mais de 2 anos de experiência na carreira.

Sendo assim, se você cumprir esses requisitos, pode perfeitamente tirar o seu certificado por competência profissionalizante.

O que fazer depois de obter o certificado?

Portanto, como você viu até aqui, o certificado por competência profissionalizante é aquele destinado a pedreiros, manicures, porteiros e uma infinidade de profissões que sejam do nível médio. Além de tudo, ele não precisa ser renovado por perder a validade, pois ele é um documento único, que você só tira uma vez na sua profissão.

Mas é bom entender que depois de obter o certificado por competência profissionalizante você precisa atualizar o seu currículo. Sendo assim, você pode fazer a alteração na parte de “Formação Escolar”. Assim, as empresas que receberem o seu currículo saberão que você foi aferido por uma instituição que comprovou sua experiência e conhecimento.

Mas, se eu não estiver procurando emprego? Bom, essa é uma dúvida muito comum das pessoas. Nesse sentido, você deve divulgar o seu certificado na sua firma.

Primeiramente, utilize o certificado como um argumento para conseguir uma promoção. Portanto, fale com o seu superior e explique o processo de obtenção do certificado por competência profissionalizante. Assim, a empresa irá perceber que você está se qualificando e buscando dar o seu melhor.

Para concluir este tema, é fundamental lembrar que a qualificação profissional abre caminhos no mercado de trabalho. Dessa maneira, o primeiro passo é conquistar um certificado por competência profissionalizante e, na sequência, outros tipos de certificado.

E, então, você já conhecia o processo de certificação? Aproveite para saber como ela se encaixa no seu caso, acessando o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

2 Responses to “O certificado por competência profissionalizante precisa ser renovado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *