Certificado de Agente de gestão de resíduos sólidos por competência: veja como obter

agente de gestão de resíduos sólidos

Você sabia que pode virar um Agente de gestão de resíduos sólidos profissional com base na sua experiência do dia a dia? Sem precisar fazer um curso profissionalizante? Com a Aferição por Competência você obtém em 7 dias um certificado de Agente de gestão de resíduos sólidos por competência. Saiba mais como funciona.

Portanto, é bom lembrar que o Guia Pronatec já prevê a profissão de Agente de gestão de resíduos sólidos. Basicamente, o profissional é requisitado em empresas de saneamento e órgãos públicos.

Principais características da profissão

O profissional aferido como Agente de gestão de resíduos sólidos receberá um certificado de qualificação profissional com 240 horas emitido conforme a Lei Federal 9.394/96, art. 41. Desse modo, este profissional tem as seguintes funções:

  • compreende o impacto social e ambiental dos resíduos sólidos;
  • auxilia atividades operacionais para a gestão de resíduos sólidos;
  • executa serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na redução, reutilização e reciclagem;
  • planeja e realiza inspeções e campanhas de conscientização, para orientar adequadamente a gestão dos resíduos sólidos;
  • auxilia a realização de parcerias com empresas para a coleta dos resíduos recicláveis;
  • difunde a preservação ambiental e propaga a cultura ambiental e ações voltadas aos cuidados com os resíduos sólidos.

Como funciona o certificado de Agente de gestão de resíduos sólidos por competência?

A Certificação por Competência é um sistema de avaliação do trabalhador brasileiro com experiência no mercado de trabalho na área pretendida.

Nesse sentido, ela tem o amparo da Lei Federal 9.394/96 (artigo 41) e atualizada pela Lei Federal 11.741/2008.

 

SAIBA MAIS: Obtenha seu certificado por competência como Agente de gestão de resíduos sólidos  

 

Portanto, a Certificação por Competência equipara-se a um curso livre profissionalizante, não tendo necessidade, nesse sentido, de ser aprovada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa maneira, no Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), a certificação tem 3 etapas fundamentais:

  • análise documental (você precisa ter 18 anos de idade ou mais);
  • comprovação da experiência profissional de 6 meses ou mais;
  • aprovação em avaliação teórica on-line.

 

SAIBA MAIS: Conheça o IBQP Brasil e os certificados por competência 

 

Portanto, o processo é totalmente digital. Sendo assim, você não precisa sair da sua casa para virar um profissional certificado por uma instituição reconhecida. Em resumo, ter um certificado de Agente de gestão de resíduos sólidos por competência está ao seu alcance.

Então agora entre na página inicial do site do IBQP e aproveite para iniciar o seu processo. Não deixe de conferir nossos certificados disponíveis.

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