5 passos para o crescimento profissional na empresa (o 5º é fundamental)

Não importa a sua função, o crescimento profissional na empresa é um sonho perseguido por muitos trabalhadores. No entanto, poucos conseguem. Quer saber o passo a passo para se destacar na firma? Então, acompanhe este artigo.

Primeiramente, é bom destacar que o empregado não precisa almejar apenas a promoção. É evidente que a promoção é sempre bem-vinda, pois significa ganhos salariais melhores.

No entanto, o colaborador pode desejar apenas o reconhecimento. Afinal, quer “prêmio” melhor que ser elogiado pelo cliente, pelo colega de trabalho ou pelo patrão por ser um profissional dedicado?

Isso aumenta a autoconfiança e dá aquela sensação de dever cumprido.  Consequentemente, esse trabalhador servirá de inspiração para os colegas e também para a família. Afinal, coisas boas também se espalham facilmente.

Primeiro passo: seja mais interessado

No mundo em que vivemos, mostrar-se interessado pelos problemas dos outros é um passo importante para o crescimento profissional na empresa. Isso porque você pode trabalhar no setor comercial, por exemplo, mas se preocupar com o bom funcionamento do setor de entregas. Portanto, busque conhecer os processos e ter uma visão global da empresa.

Segundo passo: seja criativo

Você já ouviu dizer que para conseguir resultados diferentes é preciso seguir caminhos também diferentes? Portanto, seja criativo diante dos problemas que aparecem no dia a dia da empresa. Se você trabalha no telemarketing, por exemplo, e faltou sinal de telefone, mas você precisa cumprir as metas, que tal fazer ligações via WhatsApp para os clientes? Enfim, adapte soluções inovadoras a antigos problemas.

Terceiro passo: demonstre sua intenção de crescer

Nada melhor que expressar seus sentimentos, ainda mais no trabalho. Por isso, revele ao seu superior que mesmo que você ainda tenha pouca qualificação, você tem experiência e deseja contribuir com o sucesso da empresa. Consequentemente, você crescerá junto com ela.

Quarto passo: foque em seus objetivos

Como você pretende estar na empresa nos próximos cinco anos? Será que é ocupando a mesma posição? Muitas pessoas entram trabalhando nas empresas como estagiárias e chegam à gerência, não é mesmo? Afinal, não é errado querer o crescimento profissional na empresa. Então, mesmo que existam barreiras, foque sempre nos seus objetivos.

Quinto passo: invista em sua qualificação

Se a empresa não investe em treinamentos e certificados, é a vez de você tomar a iniciativa. Por isso, invista em sua qualificação profissional. O ponta pé inicial é ter um certificado na sua área.

Se você é açougueiro, depiladora ou ajudante de motorista, por exemplo, e ainda não tem um certificado, apesar de ser bastante experiente, conheça a Certificação por Competência.

Quem tem direito ao certificado por competência?

Primeiramente, é bom lembrar que a Certificação por Competência é voltada para profissionais com dois anos ou mais de experiência. Por isso, se o trabalhador começou a trabalhar há poucos meses, ele não tem direito a participar do processo.

Dessa forma, ele é reconhecido pela lei (Lei Federal 9.394/96), pode ser apresentado em qualquer empresa e permite que você obtenha mais reconhecimento e conquiste o crescimento profissional na empresa.

Para concluir, todo profissional precisa reconhecer o seu próprio valor, independentemente da função que ocupa. Mas faz parte do desejo de cada um o crescimento profissional na empresa. Por isso, deve-se acreditar no seu potencial.

Portanto, se você quer começar seu projeto de crescimento com um certificado novo no currículo, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP). Somos especialistas em educação profissionalizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *