O que fazer quando o chefe pede seus certificados para apresentar ao RH?

Depois de vencer a maratona na busca do emprego, o recém-contratado precisa apresentar seus documentos no RH (Recursos Humanos) ou Departamento Pessoal. Mas então o que fazer quando o chefe pedir para você levar seus certificados para apresentar ao RH? Saiba o que fazer lendo este artigo.

Pode ocorrer de termos muita experiência numa determinada área da economia. Porém não possuirmos um certificado para comprovar nossas habilidades. Sendo assim, embora esse não seja um fator de exclusão, ele pode acabar prejudicando, não é mesmo?

Isso porque estamos na sociedade do papel, onde é preciso comprovar tudo por meio de documentos. Haja vista os documentos cobrados para comprovar que você é casado, que tem um carro ou possui uma casa.

Portanto, se você não mostrar a matrícula de uma imóvel no seu nome, não consegue provar que é o dono. O mesmo pode ocorrer com a experiência profissional. Se você não mostrar um certificado no seu nome, não consegue provar que é capaz.

Lista de documentos cobrados na contratação

Nesse sentido, veja a seguir uma lista de documentos mais cobrados na hora da contratação:

  • carteira de trabalho;
  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • comprovante de endereço;
  • inscrição no PIS/Pasep;
  • comprovante de escolaridade;
  • registro profissional (quando há);
  • certidão de nascimento (se o empregado for solteiro);
  • certidão de casamento (se o empregado for casado);
  • certificado de alistamento militar ou reservista;
  • laudo de exame de saúde admissional;
  • certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos;
  • carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos;
  • CNH (se o cargo exigir);
  • certificado ou diploma da área em que vai atuar.

Certamente, essa lista varia conforme a função. Algumas empresas chegam a pedir até mesmo atestado de antecedentes criminais e outros exames. Portanto, uma contratação por carteira assinada exige que se siga todo o passo a passo das leis trabalhistas.

Como ter certificados para apresentar ao RH

Mas quando o funcionário está preocupado sobre os certificados para apresentar ao RH, existe uma saída que foi feita pensando no trabalhador.

Certamente, estamos falando da Certificação por Competência. Ela foi criada ainda nos anos 90 para validar a experiência de trabalhadores que não fizeram cursos na área.

Portanto, a Lei 9.394/96 aprovou, em seu artigo 41, a emissão de certificado para pessoas com experiência no mercado. Por isso, hoje em dia, o processo é bastante comum.

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), por exemplo, emite certificados profissionalizantes para trabalhadores de todo o Brasil.

É preciso cumprir algumas etapas, como análise de documentos, entrevista e avaliação teórica. Porém, se o candidato for aprovado em todas as fases, ele pode obter o seu certificado e apresentá-lo na empresa.

As empresas, por sua vez, não podem rejeitar o certificado, pois ele tem o  mesmo grau de importância de um certificado obtido num curso.

Para concluir, ao providenciar certificados para apresentar ao RH é importante ter em mente que eles sejam verdadeiros e válidos em todo o território nacional.

Portanto, se você está interessado em melhorar sua carreira, procure o IBQP pelos nossos canais de atendimento no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *