O que é e como obter o certificado por competência?

Você já pensou ter um certificado por competência que reconheça os anos de trabalho e dedicação à sua profissão? Com a Certificação por Competência isso é possível! Para esclarecer as dúvidas sobre o que é e como obter o documento, acompanhe este artigo do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).   

Um eletricista, por exemplo, pode ter todos os conhecimentos práticos da parte elétrica de um imóvel. Entretanto, por falta de tempo ou condições financeiras, esse mesmo eletricista não realizou nenhum curso profissionalizante.

Nesse sentido, o profissional experiente pode perder espaço para trabalhadores mais jovens ou com pouca experiência, mas que já tenham um certificado.  

Dessa forma, como a experiência é o ponto chave para obter a certificação por competência, para conquistar o certificado é necessário comprovar o trabalho na área.

Documentos necessários

Justamente por isso entre os documentos necessários para avaliação está a carteira de trabalho preenchida com os dados dos trabalhos relacionados à profissão na qual se pretende obter o certificado. Outro documento comprobatório é o contrato de trabalho de prestação de serviços.

Além disso, são necessários o RG, o CPF e o comprovante de endereço, além da necessidade de o aluno fazer uma prova online sobre a sua área com 10 perguntas. Lembrando que o RG e o CPF podem ser escaneados e enviados via WhatsApp ou e-mail.

Só para constar, a Certificação por Competência é fundamentada na lei 9.394/96. A lei é federal, o que reconhece o seu uso em qualquer estado brasileiro.

Então, aproveite que você já tirou suas dúvidas, sobre este assunto, e escreva um comentário nesta página mandando seus principais questionamentos sobre a certificação por competência de modo geral. 

Acesse o site do IBQP e pesquise sobre o seu certificado. 

2 Responses to “O que é e como obter o certificado por competência?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *