O certificado por competência tem prazo de validade?

Você já reparou como as coisas mudam? Na sua profissão, por exemplo, o seu modo de trabalhar é o mesmo de 20 anos atrás? Certamente não! Apesar de o bom profissional ter que estar sempre se atualizando, a maioria dos certificados é vitalícia, ou seja, para o resto da vida. Porém uma dúvida que paira entre os alunos do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) é se o certificado por competência tem prazo de validade.

A boa notícia é que não, os certificados por competência não têm limite de validade. Sejam eles na área profissionalizante ou técnica. Desse modo, um certificado de elétrica básica, por exemplo, não precisa ser renovado de tempos em tempos.

Há a necessidade de o aluno ter experiência na área e possuir mais de 18 anos para obter a certificação.

Portanto, essa experiência precisa ser comprovada por meio da carteira de trabalho, contrato de trabalho ou ainda número do CNPJ em caso de Microempreendedor Individual (MEI).

Somente as NRs têm prazo de validade

Um dos motivos das dúvidas com relação ao prazo de validade dos certificados por competência são os certificados das Normas Regulamentadoras (NRs).

As NRs têm prazo determinado de validade e precisam de reciclagem. Porém cada NR tem um prazo diferenciado, conforme o que preconiza cada norma. Por isso, o prazo deve ser consultado separadamente em cada NR.

Você pode conferir nossos certificados por competência clicando na nossa página de certificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *