Emprego na área industrial: conheça os principais certificados por competência

Ter um emprego na área industrial é o desejo de muito trabalhador. Isso porque os salários costumam ser mais altos. Além disso, a indústria é a área da economia que mais contrata com carteira assinada.

Para se ter uma ideia, um levantamento da consultoria IDados, que usou números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que a indústria abriu 189 mil vagas em 2019 em todo o Brasil. Ao todo, até o final do ano passado, a indústria empregava 10,7 milhões de pessoas.

Contudo, o emprego na área industrial exige mais qualificação do trabalhador. Por isso é tão importante ter um certificado. Se você ainda não tem, saiba abaixo algumas das áreas cobertas pela Certificação por Competência, que certifica pessoas com experiência em carteira.

Certificados por competência profissional: veja algumas áreas

Nesse sentido, para trabalhar na indústria é preciso ter experiência na área ou certificados que comprovem as habilidades exigidas para o cargo.

Sendo assim, veja agora alguns setores que têm vagas na área industrial e cujos trabalhadores podem ser certificados.

Ajudante de caldeiraria

O ajudante de caldeiraria auxilia na fabricação, manutenção e reparo de caldeiras, tanques e outros recipientes de ferro ou aço.

Analista de produção

Já o analista de produção monitora o cumprimento de metas e demais indicadores de produtividade. Ele elabora relatórios e implementa projetos.

Auxiliar de produção

O auxiliar de produção é o “motor” da linha de produção de qualquer fábrica. Sua função varia conforme a empresa, mas basicamente está ligada à linha de produção e manutenção de máquinas.

Encanador industrial

O encanador industrial tem atividades ligadas ao encanamento e tubulações de gás, de combustível, de vapor, entre outros. Ele atua na instalação e manutenção.

Inspetor de fabricação

Dentro de uma fábrica, o inspetor de fabricação é peça-chave para identificar a qualidade de equipamentos e materiais no processo de fabricação.

Líder de produção

O líder de produção acompanha os índices de produtividade da equipe, interpretando ordens e analisando relatórios diários a fim de identificar problemas e saná-los.

Certificação por Competência na área industrial: saiba o processo

Para obter um certificado por competência, antes é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • ter mais de 18 anos;
  • comprovar experiência em carteira (de no mínimo 2 anos);
  • se não tiver carteira assinada, fazer a comprovação por meio de contratos de prestação de serviços;
  • ser aprovado na prova teórica.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) emite o certificado que é reconhecido em todo o território nacional.

Lembrando que não é preciso ter o ensino médio completo para adquirir o certificado, já que o ponto central aqui é a experiência na área.

Assim, com o certificado em mãos você pode agregar valor ao seu currículo, conseguir uma promoção ou investir na sua carreira com um curso técnico.

Só para ressaltar, a Certificação por Competência é amparada por lei. Inclusive o processo é previsto no artigo 41 da Lei Federal 9.394/96.

Para concluir, o emprego na área industrial é uma boa pedida para quem não quer se submeter à jornada do comércio e, ao mesmo tempo, almeja um emprego fixo, com carteira assinada e benefícios trabalhistas garantidos.

Por isso, aproveite para acessar o site do IBQP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *