Entenda os prós e contras de um curso profissionalizante e descubra qual a melhor opção

São vários os desafios enfrentados por quem deseja ter sucesso no trabalho. Diante desse cenário, o curso profissionalizante é a escolha de muitas pessoas. No entanto, antes de optar por fazê-lo, é essencial avaliá-lo bem, pesando perfeitamente os prós e os contras. Caso contrário, você pode acabar por escolher algo que não será o melhor para a sua carreira.

No entanto, afinal de contas, o que são esses cursos? Quais são as especificações? Quais as diferenças existentes entre eles e outros afins? Qual caminho seguir tendo em vista esse cenário? É justamente do que tratarei neste artigo. Inicialmente, separei os prós e os contras do curso profissionalizante. Continue a leitura!

Os prós

Para começar, vou falar acerca das vantagens oferecidas por esse tipo de curso, que, em geral, são as que mais cativam as pessoas e fazem-nas optar por eles.

Investimento acessível

O curso profissionalizante não requer muito investimento. Em uma época em que a economia não está nada bem e que as pessoas buscam soluções que se encaixam perfeitamente no bolso, esse acaba sendo um benefício razoável.

Além disso, ele costuma ser bem mais barato do que outras opções, como os cursos técnicos e a graduação, sendo uma alternativa para quem não pode ou não deseja fazer esses últimos.

Existem, até mesmo, cursos profissionalizantes gratuitos, o que desperta a atenção das pessoas e faz com que elas procurem por eles, colocando esse fator acima de outros, como o real retorno do tempo investido.

Acesso rápido

Outro benefício oferecido pelo curso profissionalizante é o acesso rápido. Em geral, é possível fazê-lo em qualquer período do ano, sem precisar esperar uma ou duas oportunidades ao longo de 365 dias.

Além disso, eles não exigem provas, como as de vestibulares, o que faz com que a entrada seja mais ágil. Dessa forma, são eliminadas algumas etapas para ir diretamente ao estudo, o que pode ajudar quem deseja ter uma formação mais rápida.

Otimização do tempo

Uma vantagem que costuma chamar bastante a atenção das pessoas é a otimização do tempo. O estudante, em diversos casos, consegue estabelecer os seus próprios horários. Isso faz com que consiga conciliar uma rotina, muitas vezes, puxada com os seus afazeres estudantis.

O fato de não precisar se dedicar a um curso integralmente, com horários rígidos, gera mais comodidade ao aluno e permite que ele conclua as obrigações com mais facilidade. Nesse caso, são reduzidos a ansiedade e o receio de não conseguir cumprir com tudo o que é preciso para garantir a formação.

Os contras

Agora que você já sabe algumas das vantagens do curso profissionalizante, chegou o momento de tratar daqueles pontos que não são tão bons assim. Eles existem e precisam ser muito bem analisados para que se possa fazer a escolha correta. Confira a seguir!

Exigem que se faça um curso

Ao contrário do certificado por competência, que pode ser adquirido por meio da comprovação de experiência na carteira de trabalho ou pelo contrato de prestação de serviço, os cursos profissionalizantes exigem que, para se ter um certificado, é preciso se dedicar a eles por um período específico.

Esse fator acaba sendo um entrave para quem tem pouco tempo disponível para isso, sendo que já tem grande experiência na área e não precisa se qualificar ainda mais por meio de estudos tão específicos de um setor que já domina.

Podem ser muito repetitivos

A questão anterior, aliás, leva a outro problema bastante comum: como uma pessoa já pode ter bastante vivência em uma área, ter que frequentar um curso profissionalizante apenas para conseguir um certificado pode fazer com que ache o conteúdo fraco, repetitivo e até mesmo muito cansativo. Assim, poderá ter um grande desgaste tanto físico quanto emocional.

Podem não dar o retorno esperado

Quando uma pessoa opta por estudar mais e fazer o curso que for tem em mente colher uma série de bons resultados, não é mesmo? Em geral, as expectativas são muitas, e os sonhos, também. Portanto, não é nada agradável ver todas essas perspectivas irem por água abaixo ao constatar que se esperou muito mais de um curso do que ele pôde oferecer.

A melhor opção

Diante desse quadro, em que é possível enxergar não somente as vantagens do curso profissionalizante, mas também as desvantagens, você já parou para pensar que pode ter outras opções que se encaixam muito mais naquilo que você quer e nos seus sonhos relacionados à carreira?

A certificação por competência é um exemplo de algo que pode levá-lo muito além do que você imagina profissionalmente. Por meio dele, você tem um ótimo certificado para colocar em seu currículo, o que realmente faz com que o seu trabalho e as suas experiências sejam muito bem reconhecidos pelo mercado de trabalho.

Além disso, não é preciso dedicar horas de estudo, como ocorre nos cursos, já que você será certificado de acordo com as suas próprias experiências profissionais. Basta comprová-las. A legislação brasileira (Lei 9.394/96 – Art. 41) permite que isso seja feito, portanto, você só tem a ganhar.

Outra vantagem tem a ver com a questão salarial. Diversas pesquisas mostram que, com a certificação por competência, existe uma probabilidade real de aumento de salário. Para se ter uma ideia, o crescimento nos ganhos gira em torno de 50%. Diante de um cenário em que conseguir um aumento, muitas vezes, é uma tarefa bastante complicada, contar com esse auxílio pode mudar verdadeiramente as suas perspectivas profissionais e pessoais.

O curso profissionalizante tem vantagens e desvantagens. Você já parou para pensar se essa é realmente a melhor opção para você? A certificação por competência pode ser muito mais útil para aquilo que se deseja, oferecendo um certificado das suas experiências de maneira rápida, reconhecida e válida em todo o Brasil. Além disso, ele é emitido conforme a Lei nº 9394/96.

Gostou deste artigo? Então visite o site do IBQP para saber mais.

10 Responses to “Entenda os prós e contras de um curso profissionalizante e descubra qual a melhor opção

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *