Crescimento da empresa: o que a certificação por competência tem a ver com isso?

crescimento da empresa

O crescimento da empresa é o desejo de 10 entre 10 empresários, não é mesmo? Mas para isso acontecer, existem muitas ferramentas e treinamentos no mercado. No entanto, como começar esse crescimento através da certificação por competência dos seus funcionários? Se você não sabe o que é isso, você precisa ler este artigo. Boa leitura!

Mas, primeiramente, vamos falar sobre as maneiras de se promover o crescimento da empresa, conforme a opinião de muitos especialistas em gestão. Acompanhe a seguir.

Como traçar um plano de crescimento da empresa?

Buscar o crescimento da empresa independe da fase em que ela se encontre. Portanto, existem pessoas que sempre quiseram abrir um negócio próprio e aproveitam momentos de crise para dar o start.

No entanto, há empresas familiares que viram os seus indicadores caírem com o passar do tempo e querem dar um novo fôlego aos negócios. Dessa maneira, não importa a sua situação, acompanhe as dicas a seguir.

  • Crie um plano de negócio (há muito treinamento sobre isso no Sebrae e outros cursos);
  • Trace um perfil da sua persona (que é o seu cliente ideal);
  • Pesquise sobre como está o seu mercado;
  • Encontre carências que podem ser o diferencial do seu produto/serviço;
  • Comece a investir em marketing digital;
  • Mantenha as contas em dia com uma boa gestão financeira;
  • Capacite sua equipe.

Portanto, sem precisar investir muito, você pode dar uma nova guinada nos seus negócios. Mas é importante fazer tudo isso de forma consciente, sem prejudicar nenhum departamento da sua empresa.

Como utilizar a certificação por competência?

Antes de tudo, se você não conhece a certificação por competência, é bom explicarmos.

Portanto, a certificação por competência é um processo de avaliação de profissionais que já estão no mercado de trabalho. Na prática, o trabalhador com mais de 2 anos de atuação na mesma profissão pode requerer a certificação.

Então, ele apresenta seus documentos pessoais, comprova a sua experiência por meio da carteira de trabalho e faz uma prova teórica, de múltipla escolha, sobre a sua carreira ou assuntos predominantes em todas as áreas, como conhecimentos em português e matemática.

A partir da aprovação em todos os processos, o profissional é qualificado e certificado. Mas, pensando em âmbito corporativo, você pode fazer isso com toda a sua equipe. Dessa maneira, quem ainda não tem certificado ficará no mesmo patamar de quem o possui, e não haverá distinções no time.

Legislação

Só para acrescentar: o processo de certificação por competência é totalmente legal. Isso quer dizer que você nao precisa se preocupar com fiscalização ou algo parecido.

Aliás, a certificação é referendada pelo artigo 41 da Lei 9.394/96, que é conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira.

Em suma, o crescimento da empresa também deve passar pela qualificação dos seus recursos humanos. E, nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) pode lhe ajudar.

Somos uma escola especializada em qualificação de trabalhadores. Para pedir um orçamento ou obter mais informações, visite o nosso site e clique no link do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *