Como posso fazer a comprovação de experiência profissional no currículo?

É possível que a sua história seja a mesma de milhares de trabalhadores. Você trabalhou anos e anos numa profissão, mas não tem como fazer a comprovação de experiência profissional no currículo porque não tem um certificado.

Mas você sabia que com a Certificação por Competência isso é possível? Como o próprio nome diz, o certificado afere a capacidade do trabalhador. Normalmente, esse profissional não teve condições de fazer um curso. Mas aprendeu na prática a ser um trabalhador habilidoso.

Contudo, na hora de lutar por uma promoção, de buscar um novo emprego ou simplesmente de conversar com um amigo que não vê há muito tempo, não pode dizer que tem um certificado.

Portanto, na sociedade do papel, onde tudo é comprovado com documento ou carimbo, o certificado faz falta. Veja, nesse sentido, como a Certificação por Competência pode te ajudar!

Como montar um currículo que destaque a experiência profissional?

Em primeiro lugar, vamos falar das pessoas que estão buscando uma recolocação profissional. O primeiro passo é montar um bom currículo.

Portanto, na parte de escolaridade, seja sincero e coloque onde você fez o Ensino Fundamental e Médio.

Já na parte de experiência profissional, coloque as empresas pelas quais você passou. Não se esqueça de colocar o mês e ano de entrada e de saída. Assim, o recrutador verá que você informou com clareza as vivências na profissão.

Outra dica importante é você fazer uma carta de apresentação. Não precisa ser muito extensa. Mas sim objetiva e conclusiva sobre a sua experiência profissional. Portanto, se você trabalhou 5 ou 10 anos numa determinada área, valorize sua experiência na carta de apresentação.

Como demonstrar ao superior que tem experiência suficiente?

Em segundo lugar, vamos falar das pessoas que são fichadas, mas que querem uma promoção.

Muitos trabalhadores passam anos e anos na mesma posição na firma porque não conseguem demonstrar o seu valor ao seu superior.

Sendo assim, se este é o seu caso, aproveite para se destacar, mas usando de transparência e honestidade acima de tudo.

Não tenha receio de conversar com o seu encarregado, chefe ou patrão e falar o quanto gosta da profissão e da empresa. Mas deixe claro que gostaria de ser promovido para vencer seus desafios pessoais e também contribuir com a empresa.

Como a Certificação por Competência pode ser um diferencial?

Portanto, como você viu, a experiência pode ser valorizada tanto na busca de um novo emprego quanto na luta por uma promoção interna.

Dessa forma, a Certificação por Competência pode ser o que estava faltando nos seus planos. Ela é um processo de aferição de competência. Ou seja, você não precisa fazer um curso.

Basta apresentar a documentação exigida e passar num teste teórico. Por consequência, você receberá um certificado legalizado e reconhecido em todo os estados.

Só para acrescentar, a Certificação por Competência no nível profissionalizante é reconhecida pelo artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei 9.394/96.

Para resumir, não espere o tempo passar para ter uma promoção ou entrar numa nova firma. Faça a sua comprovação de experiência profissional com a ajuda da Certificação por Competência.

Aproveite para pesquisar o site do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) e assista aos depoimentos das pessoas que já fizeram a sua certificação.

4 Responses to “Como posso fazer a comprovação de experiência profissional no currículo?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *