Como funciona a Certificação por Competência?

Você já conhece a Certificação por Competência? Ela é uma forma de certificar profissionais com experiência em suas respectivas áreas. Veja mais detalhes de como funciona a Certificação por Competência.

A certificação é baseada no artigo 41 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Lei 9.394/96. Nela, o profissional que deseja conquistar o certificado, para ter um diferencial de mercado, entra em contato com o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), encaminha sua documentação, realiza uma prova online (no caso de cursos técnicos), confirma o pagamento e obtém a certificação em curto período de tempo.

No IBQP, tão logo ocorra a aprovação da parte documental, o certificado é emitido em formato PDF por celular ou e-mail. Na sequência, é encaminhado via Correios.

Aluno deve informar endereço correto

É muito importante que o aluno informe o nome e o endereço corretos, pois é nele que ocorrerá a entrega.

Paralelamente a isso, o setor de emissão de certificados do IBQP monitora a entrega dos Correios, informando ao aluno se o documento já saiu da agência e qual é a sua previsão de entrega.

É importante que o aluno fique atento. Nos locais em que não passa carteiro, é recomendado que se busque o certificado diretamente na agência.  

Certificação é uma exigência do mercado de trabalho

A Certificação por Competência é essencial para comprovar a experiência do profissional. O certificado é muito cobrado na hora de a empresa requerer a ISO 9001, pois a certificadora exige que todos os funcionários sejam certificados nas suas áreas de atuação.

Você tem dúvidas se a sua experiência pode lhe render um certificado? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários. Além disso, não deixe de conferir o site do IBQP para pesquisar seu futuro certificado!

10 Responses to “Como funciona a Certificação por Competência?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *