Como destacar a experiência profissional no currículo?

Você é um profissional experiente e está buscando uma recolocação no mercado de trabalho? Então, saiba detalhadamente como inserir a experiência profissional no currículo.

Quando estamos buscando o primeiro emprego, temos informações escassas no currículo, não é mesmo? Além da formação acadêmica, há pouco o que acrescentar.

Porém, quando temos 10, 20 anos de experiência e passamos por muitos empregos fica até difícil montar um currículo bem feito. Portanto, acompanhe neste artigo algumas dicas.

Como preencher a seção experiência profissional no currículo?

Primeiramente, você irá escrever seus dados pessoais e as sua formação escolar. Então, coloque nome, endereço, e-mail, link das redes sociais e os seus telefones de contato. Em seguida, escreva a escola onde estudou e o período de conclusão.

Agora é chegada a hora de preencher a experiência profissional. Nesse sentido, informe os seguintes dados:

  • nome da empresa;
  • função;
  • data de entrada;
  • data de saída;
  • descrição.

Os quatro primeiros itens são fáceis, não é mesmo? Mas na parte de descrição, que é um pouco mais complexa, faça um resumo das suas principais atividades. Veja um exemplo de descrição:

Um auxiliar administrativo pode descrever: atendimento de colaboradores internos; elaboração de planilhas; envio de contratos e documentos; organização de documentos. Como você viu, você pode descrever suas funções em tópicos para facilitar a leitura do recrutador.

Trabalho sem registro deve ser colocado no currículo?

Segundo os especialistas em RH, todas as informações relevantes sobre o seu histórico profissional devem ser colocadas no currículo. Sendo assim, você deve colocar também os trabalhos sem registro em carteira e até mesmo os “bicos”.

Isso porque você pode detalhar o trabalho informal numa eventual entrevista de emprego. Além disso, você não terá “buracos” na carteira profissional, que ocorrem, por exemplo, quando você fica muitos anos sem registro e não têm o que colocar na experiência profissional do currículo.

Agora, uma dica bônus: você sabe como destacar o seu currículo dos demais? Informe um certificado profissionalizante. Saiba como tirar um certificado de forma rápida e sem burocracia.

Como obter a Certificação por Competência para valorizar o currículo?

Até aqui você viu que é possível destacar o seu currículo com o seu histórico profissional. Mas você sabia que as empresas têm procurado pessoas certificadas para compor suas equipes?

Nesse sentido, a Certificação por Competência é uma boa saída. Isso porque ela certifica o profissional experiente, sem que ele precise fazer um curso.

Na prática, basta reunir a documentação solicitada pela escola e fazer uma prova teórica que irá checar o seu nível de conhecimento na profissão. Se tudo der certo, em algumas semanas você terá um certificado profissionalizante em mãos.

Uma das instituições brasileiras que oferta o processo é o Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP).

Portanto, o certificado tem o mesmo peso de um certificado obtido após um curso convencional, é válido em todos os estados e é amparado pelo artigo 41 da Lei 9.394/96.

Para concluir, destaque a sua experiência profissional no currículo e faça um planejamento para o envio de currículos a fim de conquistar, o quanto antes, o seu novo emprego.

Aproveite e entre no site do IBQP para conhecer os certificados profissionalizantes disponíveis para trabalhadores experientes.

2 Responses to “Como destacar a experiência profissional no currículo?

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *